O auditório do Clube de Engenharia ficou lotado na última sexta-feira, dia 25 de maio. O motivo foi mais que especial: a festa de lançamento do livro do Projeto Redação dos alunos da rede municipal do Rio de Janeiro. Há 11 anos a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME) já participa do projeto, uma iniciativa da Folha Dirigida, em parceria com as redes e instituições de ensino participantes e que conta o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional.
Ao todo, a obra, cujo tema é "O livro que mais gostei", conta com 97 produções textuais de jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além disso, dez alunos da rede foram selecionados para integrar um livro que conta com as melhores redações entre todas as escolas que participaram desta edição do concurso. Esses jovens, um a um, foram chamados ao palco para receberem a homenagem, cada um representando os premiados das escolas de sua respectiva Coordenadoria Regional de Ensino
Fonte: http://www.folhadirigida.com.br
Redações Premiadas:
Nome completo da autora: Lívya Gomes da Silva
Ano: 6º
Professora orientadora: Ruth Rosa de Macedo
Aparência não é tudo
O livro de que mais gostei chama-se “A beleza de Narciso”, uma mitologia grega adaptada por Adriana Bernardino da Editora FTD. Este mito conta que Narciso era filho da Ninfa Liríope e do deus-rio Cefiso. Era um jovem muito belo, porém arrogante e egoísta. Qualquer jovem que se aproximasse dele para declarar o seu amor, ficava decepcionada com suas respostas que não levavam em conta os sentimentos delas.
Certa vez, Narciso estava com muita sede, parou perto de um rio para beber água e ficou apaixonado por sua imagem refletida no espelho. Mergulhou ao encontro de si mesmo e desapareceu.
Considero esta história muito interessante porque podemos observar que existem muitas pessoas como Narciso no mundo real. Não podemos ser egoístas, hostis, humilhar, desprezar ou magoar o nosso próximo, pois na realidade dependemos uns dos outros para sermos felizes. Precisamos fazer a diferença amando a todos para que possamos ser amados também.
A união, o companheirismo, a gentileza, a humildade e fraternidade são fatores importantes para chegarmos ao amor ao próximo e a nós mesmos. Se não for assim, corremos o risco de ter um fim como o de Narciso que causou sua própria destruição.
Gostei muito desse livro porque aprendi que aparência não é tudo. Precisamos pensar também nos sentimentos dos outros. Não podemos ser egoístas.
As histórias de Mitologia sempre nos trazem grandes lições de vida e a coleção “Contos da Mitologia” está cheia de grandes exemplos.
Nome completo da autora: Luana Cardoso de Azevedo
Ano: 6º
Professora orientadora: Ruth Rosa de Macedo
Amigo de verdade
Eu li o livro “Marley e Eu” do autor John Grogan da editora Ediouro. Ele fala sobre um casal que compra um cachorro para testar sua capacidade de criar um filho. Marley é uma bola de pêlo amarela, desajeitada, em forma de cachorro.
Tive a oportunidade de assistir ao filme que foi baseado no livro e comparar as histórias. Percebi que se aproximam um do outro e estão repletas de emoção. Se assistirmos o filme ou lermos o livro estaremos diante de uma bela história de vida.
Este livro foi um dos poucos que contribuíram para que eu aprendesse uma verdadeira lição de vida, mudando meus pensamentos e modo de agir. Creio que vou sempre me lembrar deste livro, pois fez um diferencial na minha vida. Tocou meu coração de verdade.
Na realidade, se formos olhar os acontecimentos ficará bem claro que um cão não nos ama pelos carros, roupas ou bens materiais que possuímos. Nem tampouco se importa se somos bonitos, feios, inteligentes ou talentosos. A única coisa que importa para ele é o seu amor. Impossível não se emocionar.
Quando Marley foi comprado, pesava apenas cinco quilos, mas cresceu tão rápido que logo atingiu quarenta e cinco quilos deixando todos muito impressionados.
Aprendi neste livro que devemos ser pacientes, compreensivos, amorosos não só com os cães mas também com todos ao nosso redor.
Marley foi um cão que sempre deu muito trabalho, porém, alegrou a vida de muita gente. Tinha medo de trovão, babava nas visitas, comia tudo que via pela frente, inclusive jóias. Nem escolas de adestramento serviram para Marley. Porém ele nos deixou uma grande lição que é o amor incondicional.
Nome completo da autora: Thaynara Cristine Silva Souza
Ano: 7º
Professora orientadora: Marcela da Silva Amaral
Compreensão
O livro que eu mais gostei chama-se Soul Love, à noite o céu é perfeito, da autora Lynda Waterhouse da editora Melhoramentos.
Foi com este livro que me identifiquei, amadureci e aprendi valores que me acompanharão por toda a vida.
O livro conta a história de uma garota chamada Jenna Hudson, que para não trair os amigos, assume sozinha a culpa de algo que eles fizeram juntos. Como castigo, sua mãe a leva para passar algum tempo com uma tia numa pacata cidadezinha do interior.
Nesta cidade ela conhece Gabriel, Gabe como é chamado por seus amigos, que mesmo sendo portador do vírus HIV, consegue ter uma vida normal com a ajuda do grupo de apoio. Jenna e Gabe viram amigos e acabam se apaixonando. Eles tiveram um namoro muito conturbado, pois ele tinha medo de contaminá-la e abdica do seu sonho de ficar com ela, terminando o namoro.
Eu aprendi que essa doença não tem cura, mas existe uma forma de ser controlada graça a novos tratamentos.
Eu não só aprendi como passei a entender melhor o sofrimento das pessoas que possuem este vírus e das outras pessoas que estão ao redor delas como os próprios familiares e amigos.
Muitas vezes, sem que percebamos, deixamos escapar nossa pena ou nosso olhar diferente. Isso por si só, deixa essas pessoas sentindo a nossa discriminação. É um tipo de julgamento muito forte para elas.
Eu recomendo este livro porque é muito bom e os jovens que se sentem incompreendidos ficarão felizes ao mergulhar em “Soul Love”.
Nome: André Guimarães Ferreira dos Santos
Ano: 9
Professora orientadora: Ruth Rosa de Macedo
Livro da Vida
O livro que mais gostei de ler é o chamado livro da vida, a Bíblia que é editada em várias versões pela Sociedade Bíblica do Brasil. Considero esse livro o melhor que alguém possa ler. Influenciou o meu modo de ser, de viver e influenciou também minhas opiniões e até mesmo as minhas escolhas. Neste livro encontramos um personagem principal que se chama Jesus, alguém que nos deixou belos ensinamentos de amor ao próximo e a nós mesmos. Andou pelo mundo pregando a paz, ensinando verdades,realizando curas,milagres e prodígios.
Esse livro, portanto, tem grande valor para mim e tem inspirado meu modo de ser e de viver.Nele tenho encontrado lições de vida que quando coloco em prática percebo as vantagens de ter aprendido tanto sobre tantas coisas.
A Bíblia é um livro que tem outros livros morando dentro dela. Tem romances como os do rei Davi e Bate-Seba ou como o de Noemi e sua nora Rute. Podemos encontrar histórias de ação como aquela que narra a fuga do povo do Egito em meio a uma série de acontecimentos que até nos assustam um pouco como a abertura do Mar Vermelho e as pragas enviadas sobre o povo egípcio.
Tem histórias de verdadeiros amigos como Davi e Jônatas.
Encontrei também, a história de um rapazinho ruivo que mata um gigante que atormentava a vida de muitas pessoas e utiliza como arma um simples estilingue e cinco pedrinhas.
Enfim, vale a pena ler esse livro pela beleza das narrativas que nela encontramos e, principalmente pela paz espiritual que sentimos ao fazermos a leitura deste livro que é o mais vendido no mundo.
Nome: Camila Alves
Ano: 9º
Professora orientadora: Marcela da Silva Amaral
Mestres e Aprendizes
O livro que mais gostei e que fez a diferença em minha vida foi “Pais brilhantes, professores fascinantes” do autor Augusto Cury da Editora Sextante. Este livro ampliou minha forma de pensar e me fez enxergar as coisas um pouco melhor.
A parte que fala sobre pais brilhantes coloca-me no lugar deles e entender como é ruim quando dou uma resposta não aceitável, como os entristeço quando faço algo errado. Descobri que eles se importam com a minha felicidade mais do que eu pensava e que às vezes, tudo que eles querem é um pouco da minha atenção.
Pais brilhantes me mostrou que eu também tenho que fazer o meu papel de filha, mesmo que, às vezes, eu seja contrariada. A intenção deles é sempre a melhor e, por mais que eu ache que estou certa, devo aceitar o que eles dizem, pois eles sabem o que é melhor para mim.
Professores fascinantes é de enorme encanto. Depois que li, as coisas parecem bem mais visíveis aos meus olhos. Pude admirar e ver que o professor é um mestre. Ele está ali para nos orientar, nos ensinar o necessário para daqui a um tempo alcançarmos nossas metas, nossos planos. Devo aceitar meu professor não só como um líder, mas como um amigo. Entendi que ele não é como uma “máquina de ensino”, ele também tem problemas, sentimentos e dias em que não se sente bem.
Este livro formou em mim um sentimento mais forte por aqueles que se dedicam para aprimorar minha educação. Hoje entendo que todos somos seres humanos, uns mestres e outros aprendizes.
Nome: Raquel de Souza Trindade
Ano: 9º
Professora orientadora: Marcela da Silva Amaral
Lutar para vencer
Eu nunca gostei muito de ler livros de fantasia. Sempre gostei mais dos que contam histórias que tem a ver com a nossa vida, que nos dão lições de moral e nos levam a reflexão.
De todos os livros que li até hoje, o que mais me chamou a atenção foi o livro “Aqui entre nós” de Márcia Leite da editora Ática. O livro nos conta a história de dois irmãos: Paulo, o mais velho e Luis que é deficiente físico. Além de serem irmãos são grandes amigos. Paulo viaja à Inglaterra atrás de um sonho e Luis fica em casa com sua mãe, preso à sua cadeira de rodas sem a companhia do irmão com o qual tinha grandes laços afetivos e lutando para ter uma vida normal apesar da distância e da solidão em que se encontra.
O livro “Aqui entre nós” fala da grande importância da amizade e da força de vontade e também do desejo de superar os seus próprios limites.
Depois que eu li esse livro, resolvi mudar algumas coisas como, por exemplo, deixar de ser tão acomodada e achar que a vida inteira eu vou ganhar tudo na mão.
Muitos de nós somos perfeitos fisicamente e nem damos importância a isso. Nos esquecemos de que muitos adolescentes, adultos ou até mesmo crianças portadoras de deficiência queriam ser como nós e fazer o que fazemos e nem percebemos isso.
Outro detalhe importante: muitas vezes sonhamos e achamos que, com o tempo, o sonho vai acontecer. Dependendo, pode ser até que aconteça, mas temos que plantar para colher e não ficar parados. Este livro é um incentivo a quem tem um sonho e nos mostra a imensa importância da amizade que também aprendi a valorizar.
|
Violinista animando ao som de "Aquarela do Brasil" |
|
Aluna sendo premiada |
|
Thaynara e sua avó |
|
Luana, Lívya e Thaynara na Sala de Leitura |