quinta-feira, 24 de julho de 2014

Usina de Ofinas: Sala de Leitura Inclusiva

A Usina de Oficinas ocorreu no Instituto Helena Antipoff no dia 11/07/2014. O tema foi Sala de Leitura Inclusiva.

Na oportunidade a professora Jackeline Gonçalves Campos, regente da Sala de Leitura da Escola Especial Mauricio de Medeiros, da 5ª CRE, relatou as experiências que obtêm com os alunos das classes especiais.

Suas aulas são dinâmicas, divertidas e com muitos livros de imagens e sons, além de utilizar música no atendimento aos alunos.

Essa Escola participou do Projeto Escola de Leitores e ficou entre as semifinalistas.

A Escola Municipal Professora Maria Therezinha de Carvalho Machado, da 7ª CRE, também se fez presente na Oficina e nos mostrou na prática, como utilizar literatura de qualidade na contação de histórias com os alunos portadores de necessidades especiais.


"Inclusão não é deixar ficar, é fazer existir"


Projeto Cineclube nas Escolas

O Projeto Cineclube apresentou o filme "O Contador de Histórias" para os alunos do segundo seguimento. Foi um momento de reflexão sobre o valor da amizade e outros temas.


O Contador de Histórias é um filme biográfico, que conta a história de um contador de histórias. Trata-se de Roberto Carlos Ramos, ou Roberto Carlos Contador de Histórias, como é conhecido em Belo Horizonte. O diretor Luiz Villaça descobriu o contador de história por acaso, em um livro infantil que seu filho havia ganhado de presente, e após ler a história de Roberto Carlos, desenvolveu o projeto do filme premiado com o selo da Unesco, Organização das Nações Unidas.

Sinopse

O filme passa-se na década de 1970, iniciando sua ação na cidade de Belo Horizonte onde Roberto Carlos Ramos vive com a mãe e seus nove irmãos em uma favela. A mãe leva-o então para a Febem acreditando que lá o filho terá melhores oportunidades, podendo até tornar-se um doutor.

Na instituição, Roberto Carlos usa sua criatividade para conseguir mais comida e atenção, também aprende a impor moral entre os internos, mas ao tornar-se adolescente é transferido para outra instituição onde as regras são mais rígidas.Para fugir de castigos físicos, ele e outros internos descobrem o mundo das drogas e de pequenos delitos, fugindo sempre que aparece oportunidade para isso. Seu comportamento é rotulado pela instituição de irrecuperável. Nesse momento de sua vida, aparece a pedagoga francesa Margherit Duvas, que aos poucos, com palavras carinhosas e atitudes educadas vai conquistando o menino irrecuperável. Ela o adota e ele então tem a chance de se alfabetizar, estudar e dar asas a sua criatividade. Ambos vão viver na França. Após concluir seus estudos, Roberto Carlos retorna à Febém, como educador, e inicia sua história com outras crianças e adolescentes que ele vai adotando e criando uma família numerosa, com vinte filhos adotivos, alguns, como ele, ditos irrecuperáveis pelas instituições.









Dia do Amigo

Bom é ter um amigo! 

A Escola é uma das formadoras desse valor tão essencial para o ser humano e as professoras de Sala de Leitura da Escola Municipal França estão trabalhando e vivenciando esse maravilhoso tema durante o mês de julho.

Histórico

No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.

A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.

Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.

Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.

O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-amigo.htm










Projeto Transforma

Nossos professores da Sala de Leitura também apoiam o Projeto Transforma, cujo objetivo é desenvolver os valores olímpicos na Unidade Escolar.
O movimento olímpico de amanhã, está nas mãos dos jovens de hoje.  Nossa esperança é que se os jovens aprendem a respeitar uns aos outros no campo do jogo, eles podem transferir esse  respeito a outros aspectos de sua vida cotidiana.
O TRANSFORMA é um programa de  educação que leva os jogos olímpicos e paralímpicos na educação para fortalecer o papel do jovem como agente de transformação.
Os agentes jovens são agentes de mobilização que trabalham  para melhorar o ambiente escolar, apoiando atividades e projetos da escola.

Os valores podem ser:

Olímpicos:  Amizade, respeito e excelência         e

Paralímpicos: Igualdade, coragem, determinação e inspiração

Para mais informações acesse o link do Transforma

Visite o Facebook da nossa Escola e conheça todas as novidades do Projeto!






segunda-feira, 7 de julho de 2014

Concurso Escola de Leitores do Instituto C&A

Dando continuidade a nossa participação na terceira edição do concurso Escola de Leitores do Instituto C&A, informamos que no próximo dia 10/07, estaremos recebendo a visita da Equipe da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra e Marisa Borba para avaliar o nosso projeto.

Lembrando que a iniciativa premiará projetos que promovam a formação de leitores de literatura nas redes municipais de ensino de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). 

As escolas premiadas receberão:
- R$ 15.000,00 para o desenvolvimento do projeto de leitura
- Formação e acompanhamento técnico durante um ano e meio com A Cor da Letra
- Viagem de intercâmbio para à Colômbia para dois representantes da equipe do projeto. 

Esperamos que com a nossa dedicação e empenho na promoção da leitura, venhamos a ser uma das Escolas classificadas pelo Projeto para receber uma Sala de Leitura totalmente renovada e revitalizada para alegria de todos nós, leitores.