segunda-feira, 8 de julho de 2013

Projeto Poesia na Escola

       O projeto faz parte do Programa Rio, uma Cidade de Leitores, cujo objetivo é incentivar o prazer à leitura literária entre os estudantes e profissionais das escolas da Secretaria Municipal de Educação.
       A solenidade de Premiação do Projeto Poesia nas Escolas (2012) foi realizada no dia 02/07,  na Biblioteca Parque de Manguinhos.
       As poesias premiadas fazem parte de duas coletâneas: 102 poemas na categoria alunos e 100 poemas na categoria profissionais e responsáveis.

Coletânea Poesia na Escola 2013

                                                            
 A Secretária de Educação, Claudia Costin, abriu a Cerimônia de Premiação. 

Apresentação da Orquestra da Maré, com os alunos da Rede Municipal de Educação .


Para encantar seu coração apresentamos as poesias dos profissionais da Escola Municipal França que foram selecionadas:

Autora: Ruth Rosa de Macedo - Professora

Uma doença crônica

Tenho uma doença crônica que é gostar de ler
E o remédio que eu preciso é mais tempo pra viver
Viajar por grandes obras ou pequenas histórias
Não importa se é presente, se é passado ou se é futuro
O que importa é viajar.
Sejam contos ou parlendas,sejam fábulas ou lendas
Seja noite ou seja dia
O que importa é a poesia
E o que quero é a diversão

Ouvir também dá prazer basta ter alguém pra ler.
Cantigas pra boi dormir ou cantigas pra ninar
Piadas pra fazer rir ou histórias pra chorar
O que se leva da vida é o que se tem pra contar.
Minha doença vicia, mas só mata de alegria
Se conto um conto e aumento um ponto
Ninguém sabe ninguém viu
Foi só pra fazer a rima,
Coroar e encher de brilho as palavras que escrevi.

Se é ciranda de leitura ou cirandinha pra cantar
O que importa, meu amigo, é podermos cirandar
Nos meus sonhos literários tudo pode acontecer
Saltam vilões e mocinhos alguns fortes, outros fraquinhos
Também vejo lobos maus rodeados de porquinhos
Sem contar as chapeuzinhos que aparecem no caminho

Ah, doença sonhadora!
Tudo traz encantamento, tudo traz doce mistério.
Minha vida é colorida com cores que eu mesma fiz
Com olhares da infância e o lugar onde cresci
Onde cabiam mil sonhos de bruxas e de magia.
Vale a pena a poesia.
É viver e ser feliz!



Autora: Regiane Cristina L. da Silva - Bibliotecária

Ao meu amigo livro

Quando te conheci pensei que era um objeto para brincar

Perdoe-me!

Te rabisquei, rasguei, mordi e joguei até pro cachorrinho brincar
Ainda criança gostava de procurar palavras, figuras bonitas e recortar
Não gosto de lembrar

Quantas vezes estraguei e remendei seu corpo
Te esquecia na bolsa, usava como guarda-chuva e era o primeiro a ser deixado num canto

Te desprezava!


Quando entendi que era especial e me contava segredos, maravilhas e me apresentava pessoas, coisas e lugares ilustres
Te amei

Hoje és meu companheiro em todos os momentos!

Te uso na escola, te dou de presente, te leio na internet
Te empresto para os meus amigos, te procuro nas bibliotecas e salas de leitura
Te levo para casa, te devolvo para levar outro

Cuido de ti com todo carinho!

Conto os segredos que compartilhas comigo
Não consigo guardar!

Você desenvolve em mim outra visão de mundo

Enfim, quando estou com você estou com tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário